Sabias que?

Sabias que?

A Organização internacional sem fins lucrativos, a Textile Exchange encomendou um estudo para analisar os benefícios do consumo do algodão orgânico. Os resultados estão em baixo.

A análise foi baseada em dados coletados de produtores na Índia, China, Turquia, Tanzânia e Estados Unidos, que representam 97% da produção mundial de algodão orgânico. O estudo avaliou o impacto do cultivo nas categorias efeito estufa, erosão do solo, potencial de acidificação, e consumo de água e energia. Confira abaixo alguns resultados impressionantes:

  • Redução de 46% nas emissões de gases de efeito estufa
  • Redução de 70% nas emissões responsáveis pela acidificação
  • Redução de 26% de eutrofização, fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas.
  • Redução de 91% no consumo de água destinada principalmente para a irrigação (exceto a água da chuva)
  • Redução de 62% no consumo de energia primária

“Comprometer-se em plantar, cultivar e usar tecidos de algodão orgânico é também um compromisso para melhorar a nossa água, o nosso solo e o nosso ar”, afirma Rhea Pepper, diretor-gerente da Têxtil Exchange. 

Todos os artigos que encontra marcados como orgânicos na nossa página têm a importante certificação OE100 (ECOCERT), que comprova que os artigos são feitos com materiais orgânicos crescidos de acordo com o standard "Organic Cotton Standard".